quinta-feira, 20 de março de 2014

West Point Bridge Designer

O West Point Bridge é um programa educacional para projeto de pontes treliçadas em aço. O programa foi desenvolvido pela U. S. Military Academy at West Point com a finalidade de promover um concurso (para estudantes de engenharia dos EUA) visando a elaboração do projeto da ponte mais segura e econômica.
O programa, apesar de não ser liberado para desenvolvimento de projetos profissionais de pontes, é muito instrutivo e permite um aprendizado muito bom na área de pontes e estruturas metálicas.
Vários perfis e tipos de aço estão disponíveis para a construção da ponte virtual. Lembre-se: o orçamento é limitado e a segurança é primordial. Após definir a configuração da treliça, rode todos os testes na ponte (inclui o trem-tipo) e analise os gráficos, deslocamentos, etc.

O funcionamento do software é bastante simples e divide-se em diferentes fases. Em primeiro lugar é apresentado ao utilizador um ambiente gráfico 2D para desenho de uma ponte rodoviária treliçada de 2 vias. A configuração e princípios de funcionamento base ficam ao critério do projetista, tendo este que definir os nós, as barras e o tipo de material a utilizar.
Numa segunda fase o utilizador correrá uma simulação animada de um veículo pesado a deslocar-se sobre o tabuleiro, e ficará a saber se a sua ponte é suficientemente forte para aguentar as solicitações. Caso a ponte não esteja bem dimensionada, esta sofrerá deformações de grande amplitude ou, no limite, colapsará.
O terceiro estágio do dimensionamento é a otimização, o que implica voltar ao ambiente de desenho, modificando a espessura de barras, relocalizando ligações ou, em última análise, modificando a filosofia de funcionamento da ponte.
O objetivo final é obter uma ponte o mais resistente possível, que consiga suportar as cargas, ao menor custo.







Talita Antunes Fonseca

Engenharia Civil - 1º período A

Marcela Ramirez



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário