sábado, 8 de março de 2014

Conheça alguns dos softwares mais utilizados na engenharia!

Diversos tipos de softwares são usados na engenharia, tanto pelos alunos no curso de engenhariaquanto pelos engenheiros no exercício da profissão. Os programas desenvolvidos, e aperfeiçoados com o tempo, servem como instrumentos eficientes na otimização do trabalho no que diz respeito à qualidade e praticidade.
O desenvolvimento de novos softwares e o aperfeiçoamento dos já existentes é um processo constante e tem se tornado cada vez mais intenso.  AutoCAD, MATLAB, Ftool, Excel são alguns dos softwares mais usados atualmente.

AutoCAD

foto2O AutoCAD é um software do tipo CAD (desenho assistido por computador) produzido pela Autodesk. Criado em 1982, foi o primeiro do gênero a ser executado em computadores domésticos o que veio a ser um fator chave para a sua grande popularização. Utilizado para a elaboração de desenhotécnico em duas dimensões e para a criação de modelos tridimensionais, o software vem disponibilizando também, em suas versões mais recentes, vários recursos para a visualização em diversos formatos.
Atualmente, desponta como um dos softwares mais utilizados por profissionais de diferentes áreas com dezenas de ramificações totalmente independentes. Enquanto líder no mercado mundial, especialistas profetizam a liderança absoluta no mercado brasileiro pelos próximos 10 anos.
AutoCAD
Exemplo de planta baixa no AutoCAD 2012
Veja um vídeo demonstrativo de alguns comandos iniciais do AutoCAD – 2012:

Excel

foto4O Excel é um programa de planilha eletrônica desenvolvido pela Microsoft para Windows, que pode ser utilizado para calcular, armazenar e trabalhar com lista de dados, criar relatórios e gráficos, sendo recomendado para planejamentos, previsões, análises estatísticas e financeiras, simulações e manipulação numérica em geral.
Por ser um programa escrito para Windows, tem acesso a todas as funções que o ambiente proporciona, como por exemplo, a troca de dados entre aplicativos (Word, PowerPoint, etc). É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essa plataforma e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário