Software x Construção Civil
A construção civil brasileira ainda é tida como conservadora e tradicional em diversos segmentos, porém, com a popularização da internet e a do mundo digital o setor tem procurado mudar e inovar para garantir bom custo, boa qualidade e com isso se tornar mais competitiva num mercado que cada vez mais se mostra capitalista e veloz.
Mecânica dos solos:
Obras de Engenharia Civil, em sua grande maioria, se apoiam sobre ou no interior da crosta terrestre e a mecânica de solos é a ciência que estuda o comportamento dos solos. A estabilidade e funcionalidade dos elementos de fundação dependem muito do comportamento do solo.
Segue a descrição do principal software empregado no cálculo da mecânica dos solos:
Slope/W:
Este software é líder de análise de estabilidade em solos em declive para o cálculo do fator de segurança das pistas de terra e rocha. Com SLOPE/W, você pode analisar ao mesmo tempo simples e complexos problemas para uma variedade de formas de desnível da superfície, condições de pressão da água dos poros, propriedades do solo, métodos de análise e condições de carga.
Usando equilíbrio limite, SLOPE/W pode modelar os tipos de solo heterogêneos, complexos condições de pressão e geometria da superfície estratigráfica deslizamento, e variáveis da pressaõ da água nos poros, utilizando uma grande variedade de modelos de solo.
As análises de estabilidade de taludes podem ser realizadas utilizando os parâmetros de entrada determinística ou probabilística. Os cálculos são salientados através de uma análise de elementos finitos de estresse que podem ser utilizados para além dos cálculos de equilíbrio limite, para a análise da estabilidade do talude mais completa disponível.
Com esta vasta gama de funcionalidades, SLOPE/W pode ser utilizado para analisar quase qualquer problema de estabilidade de taludes que possar ser encontrado em projetos de engenharia civil, geotécnica e mineração.
Fácil de Usar .
Defina um modelo de estabilidade: A exclusiva tecnologia CAD SLOPE/W lhe permite criar a geometria pelo desenho na tela. Você pode até importar uma imagem DXF para ajudá-lo. Em seguida, escolha um método de análise, especifique as propriedades do solo e da pressão da água, defina as cargas de reforço, e crie suas simulações de superfícies em declive.
Depois de ter resolvido o seu problema de estabilidade, SLOPE/W oferece muitas ferramentas para visualizar os resultados. Mostrar a superfície com mínimo deslize e fator de segurança, ou ver cada um individualmente.
Exibir informações críticas sobre a superfície de deslizamento, incluindo a massa total de deslizamento, um diagrama de corpo livre e um polígono força mostrando as forças que atuam sobre cada área específica. O software permite ainda contornar os fatores de segurança, ou mostrar parcelas de parâmetros calculados. Então, prepare os resultados para o seu relatório, adicionando legendas, eixos e fotos para o desenho. Gere automaticamente um relatório detalhado de todos os dados e resultados.
Aplicações típicas:
O SLOPE/W pode modelar quase todos os problemas de estabilidade, incluindo:
• Encostas naturais da terra e rocha;
• Escavações inclinadas;
• Aterros;
• Muros altos;
• Estruturas de retenção;
• Encostas;
• Acréscimos no topo de uma encosta;
• Terra de reforço;
• Sísmica e tremores de terra;
• Rachaduras;
• Submersão parcial e total;
• Linha de carga em qualquer ponto;
• Comportamento de solos não saturados, e muito mais!
Acompanhe um tutorial sobre o software:
Para concluir, é importante ressaltar que, diante da escolha de um o software para auxiliar no trabalho do Engenheiro Civil, é necessário um suporte técnico, com profissionais de TI para o gerenciamento e implantação de sistemas de informação que ajudem os usuários e os softwares a se comunicarem falando uma mesma língua. Além disso, é preciso uma análise criteriosa na escolha do programa e sua aplicação. Com isso, é possível se custear o uso de tecnologia em etapas da construção e verificar se são ou não viáveis.
Aluna: Letícia Oliveira Santos
Turma: A - Engenharia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário