quarta-feira, 12 de março de 2014

METÁLICAS 3D - Cálculo e Dimensionament


O METÁLICAS 3D - Cálculo é um software para cálculo de estruturas metálicas e também de estruturas de madeira.

Possui uma entrada de dados fácil, onde o usuário pode desenhar a estrutura e com um prático comando de cotas, informa as dimensões do projeto ou, também, pode-se importar um desenho feito em qualquer programa CAD (dwg ou dxf) e as linhas deste desenho são transformadas em barras, sem a necessidade de redesenhar toda a estrutura

O Software METÁLICAS 3D - Cálculo realiza o dimensionamento de acordo com as seguintes normas:
Possui uma ampla biblioteca de perfis com os principais fabricantes brasileiros cadastrados, além de permitir ao usuário a edição e o cadastro de novos perfis na biblioteca, dentro de séries existentes.

Através do cálculo automático dos coeficientes de flambagem o software determina automaticamente, em função dos nós da estrutura, os valores mais apropriados, inclusive para estruturas complexas, permitindo ao engenheiro adotar o coeficiente que achar mais adequado.
Após o cálculo da estrutura, uma mensagem lista todas as barras que não satisfazem alguma verificação da norma escolhida e indica qual perfil seria o correto para aquela situação. Com o recurso de redimensionamento o software altera automaticamente todas as barras que não estão "passando", dimensionando assim uma estrutura com o menor peso possível.

O METÁLICAS 3D - Cálculo é o único software que calcula e dimensiona estruturas de madeira de acordo com a NBR 7190, permite definir o tipo de madeira e as classes de resistências. Os carregamentos podem ser nos nós ou nas barras, gerando as combinações automaticamente e dimensionando as ripas, caibros, vigas, etc...

Com os módulos de fundação é possível calcular a estrutura e dimensionar as placas de base para as colunas, as sapatas e os blocos, ou exportar as reações nos apoios.

O programa gera desenhos unifilares da estrutura com interface com softwares CAD (.dwg ou .dxf) e também as listas de materiais, com peso e comprimento de todos os perfis da estrutura.


Filipe Ferreira da Silva, 1º B Engenharia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário