Robô de LEGO bate recorde mundial de resolução de cubo mágico
Você consegue resolver um cubo mágico rapidamente – ou pelo menos chegar ao final? Em 2011, o Tecmundo contou a história de um robô feito com peças de LEGO e um celular da Samsung que resolvia esse tipo de quebra-cabeça em questão de segundos. Três anos depois, o recorde imposto na época foi quebrado – pelo sucessor do antigo detentor da marca.
Trata-se do robô Cubestormer 3, que conseguiu a façanha de resolver um cubo mágico em 3,253 segundos. A marca anterior, que pertencia ao Cubestormer 2, era 62% mais lenta. Já o movimento mais rápido feito por um humano, que é de 5,55 segundos, também foi facilmente ultrapassado.
Fora os blocos de montar, o modelo da vez é comandado por um smartphone Galaxy S4 com o processador Exynos 5 Octa (quatro núcleos ARM Cortex-A15 e mais quatro Cortex-A7 de menor intensidade). Um aplicativo personalizado para Android faz a análise do cubo mágico e dos movimentos a serem feitos a partir de um algoritmo e envia as ações necessárias para a unidade de movimento. A configuração da comunicação entre aparelho e motores é tida como a operação mais complicada.
Os responsáveis pelo projeto, os engenheiros David Guilday e Mike Dobson, demoraram 18 meses para completar o projeto, realizando a construção nas horas livres do trabalho. A próxima meta é conquistar um tempo ainda melhor, provavelmente com um Cubestormer 4.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/lego/52414-robo-de-lego-bate-recorde-mundial-de-resolucao-de-cubo-magico-video-.htm#ixzz2wKnb4Iii
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/lego/52414-robo-de-lego-bate-recorde-mundial-de-resolucao-de-cubo-magico-video-.htm#ixzz2wKnb4Iii
Jorge Alberto
1º A Eng. Mec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário