sábado, 8 de março de 2014

Sketchup


SketchUp é um software para a criação de elementos e cenarios em 3D para Windows e Mac. Com ele, que é considerado por muitos o lápis do desenho digital, é possível criar modelos de diversos tipos: casas, cidades, personagens e o que mais a imaginação permitir. A partir da criação de formas em 2D é possível inserir a terceira dimensão simplesmente arrastando a forma.

O programa foi desenvolvido especialmente para arquitetos, engenheiros civis, desenvolvedores de jogos, produtores de filmes e demais profissionais que trabalhem com esse ramo. Com ele também é possível criar elementos de formas originais, como, por exemplo, inserir um quadrado, formar um cubo e encaixá-lo para formar uma janela. O programa é integrado ao Google Earth, o que permite importar cenários dele para criar sobre o ambiente real.

Além disso, há uma série de texturas que podem ser usadas para preencher suas figuras, criando assim, uma sensação de volume: metais, madeiras, tijolos, pedras e outros. Também é disponibilizado um recurso de sombra e um catálogo completo com móveis e complementos para casa, o que o torna muito atraente para novas experiências em reformas.
A ferramenta Orbit movimenta a câmera em 360° ao redor dos objetos criados. A Pan oferece a possibilidade de visualização em um eixo horizontal e vertical. A ferramenta de zoom aproxima e distancia os objetos, com o objetivo de facilitar a visualização em diferentes escalas.

Outra ferramenta disponível no programa é o "Follow Me", que traz uma fórmula inovadora para criar formastridimensionais de superfícies bidimensionais por meio de caminhos determinados. Para usá-la, é simples: Primeiro você precisa fazer uma linha em "L" e, depois, criar um círculo para modelar um cano. Esse mesmo recurso pode ser utilizado como forma de arredondar cantos em modelos como móveis, corrimãos e etc.
Sketchup é uma ferramenta muito fácil e prática de se utilizar, indicada para que os estudantes desse ramo já comecem a interagir com os conceitos de projeto, estrutura e layout.

Samuel Lacerda Oliveira - CIU 69.830
Engenharia Civil 1° Período A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário