sábado, 8 de março de 2014

Alguns software usados na Engenharia Mecânica

Os principais softwares utilizados na Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica é a área da engenharia que atua no desenvolvimento de projeto,  naconstrução e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico tem uma formação técnica ampla e com uma forte base matemática. Ele  projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento, de refrigeração e ferramentas em todas as áreas da indústria – como montadoras de automóveis, indústria de peças, plásticos, eletrônicos, alimentos, petroquímica e de energia.

Engenheiro operando maquinário

Dentre suas atividades o Engenheiro Mecânico calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Para auxiliá-lo nessas atividades, muitas vezes esse profissional conta com uma série de softwares que, além de facilitarem seu trabalho, contam com tecnologia de precisão extremamente necessária na manufatura.

Principais softwares

Um dos softwares mais conhecidos e utilizados na Engenharia, não só Mecânica, é o AutoCAD. Este software é muito utilizado para projetos em 2D, embora tenha também uma plataforma para projetarmos em 3D. Com ele é possível traçarmos projetos e detalhamento de peças mecânicas, documentação de projeto e organizarmos quantitativos de materiais para enviarmos à fábrica. O AutoCAD trabalha também como complemento ao Autodesk Inventor, software muito mais completo para o desenvolvimento de projeto mecânicos em 3D. Como ambos são da mesma empresa, o AutoCAD pode auxiliar na documentação dos protótipos desenvolvidos no Inventor.
O Inventor, por sua vez, é um software CAD para projetos e simulações em 3D.  Ele auxilia desde a concepção da peça até sua Prototipagem Digital, permitindo projetar, visualizar e simular um produto antes da sua fabricação. Nele é possível fazer projetos de moldes, chapas metálicas, ferramental, entre outras aplicações, simulando os esforços e permitindo uma pré-visualização em 3D do projeto.
Imagem de projeto realizado no Inventor
SolidWorks é outro software muito utilizado na Engenharia Mecânica. Suas aplicações são muito parecidas com as do Inventor e é um dos programas preferidos dos estudantes e profissionais que estão no setor de automobilística, porque além da possibilidade de modelamento em 3D,existe a questão das simulações, como de esforços mecânicos, simulação de fluidez e também as opções de montagens. O CADguru oferece os cursos de Inventor e SolidWorks, ensinando desde o básico de projetos, até suas aplicações na indústria.
Outros softwares muito utilizados em manufatura e nos processos de montagens são o Catia e o Solid Edge, ambos amplamente utilizados na indústria automobilística, aeronáutica, abordando também o ciclo de vida do produto.

Programação CNC

A Engenharia Mecânica também trabalha muito com a Programação CNC, que é a sigla em inglês para “Computer Numeric Control” ou Controle Numérico Computadorizado. Este controle numérico permite o controle de máquinas e é muito utilizado na indústria, principalmente em tornos e centros de usinagem. O CNC permite o controle simultâneo de uma máquina em vários eixos, através de uma lista de movimentos descrita em um código específico. Sendo assim as máquinas CNC (tornos e fresadoras) são controladas por computador, através de alguns programas específicos, que movimentam os eixos da máquina, possibilitando a criação de peças de forma precisa. Com a programação CNC é possível criar o contorno de uma peça que deve ser usinada e aprender a programação CNC é fundamental para quem trabalha na indústria mecatrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário