domingo, 16 de março de 2014

TQS - Software CAD para Cálculo Estrutural


De forma simplificada, o funcionamento do sistema CAD/TQS pode ser resumido nas seguintes etapas:


A. Através de uma interface amigável e um editor CAD direcionado para Engenharia, o Engenheiro/Usuário do sistema cria a estrutura, isto é, define a posição e a dimensão dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes, ...) bem como as ações que atuarão na estrutura (sobrecarga permanente, acidental, vento, ...).

 B. Com base neste lançamento de dados, o sistema gera e calcula automaticamente modelos matemáticos, compostos por grelhas e pórticos espaciais, que simulam o comportamento de toda a estrutura.

C. Através de visualizadores gráficos específicos que mostram diagramas de esforços e deslocamentos, bem como de relatórios detalhados, o Engenheiro analisa e interpreta os resultados oriundos do processamento.


D. De acordo com as esforços obtidos, o sistema automaticamente dimensiona e detalha as armaduras necessárias em cada um dos elementos estruturais.

E. Através de editores especiais, o Engenheiro pode otimizar e refinar o dimensionamento e detalhamento das armaduras em certos elementos, tendo a possibilidade inclusive de fazer uma verificação local das alterações realizadas.

F. Todo o conjunto de desenhos é rapidamente organizado pelo sistema em pranchas com tamanho, margem e carimbo personalizados que, posteriormente, podem ser impressas ou plotadas, de tal forma que o projeto estrutural completo possa ser enviado para execução da obra.
 
http://www.tqs.com.br/
Aluno: Lucas Antunes de Souza                                         Engenharia Civil - 1° Período B

Nenhum comentário:

Postar um comentário