segunda-feira, 31 de março de 2014

CEO - Calculo de Estruturas e Obra

Software de Engenharia Civil para o Projecto de Edificios, de acordo com o RSA e REBAP - CEO - Cálculo de Estruturas e Obra . Eficaz e simples utensílio para o  sector da Construção Civil.

    
Dimensionamento de lajes, vigas, pilares, sapatas, muros de suporte de terras, laje fungiforme, e elementos metálicos
Gerador de armaduras e medições de m3 de betão e kg de aço por diâmetro
Saída de dados para aplicativos Windows. Saída de desenhos para Autocad
       Calculo Betao Armado

ENGENHARIA CIVIL 1 º PERIODO A
SAMUEL EDUARDO BRANDÃO

 
Software Eberick


O Alto QI Eberick é um Software que se aplica ao cálculo de edificações de concreto armado, com um ou mais pavimentos. Os elementos da estrutura calculados pelo programa são: lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas. O lançamento da estrutura é feito de forma gráfica, em um ambiente de CAD próprio, com possibilidade de visualização tridimensional da estrutura sendo modelada. Os esforços nos elementos são obtidos através de uma análise via pórtico espacial, sendo que, a partir disto, cada elemento pode ser dimensionado e detalhado. O Eberick foi Runner Up do prêmio Max Award, realizado durante a Fenasoft/98 e vencedor do Assespro 98 na categoria de produtos. O AltoQi Eberick conta também com a versão Master, na qual a análise dos esforços na estrutura pode incluir múltiplos carregamentos, com inclusão do efeito do vento e consideração da envoltória entre os esforços para o dimensionamento, mantendo a mesma estrutura que o AltoQi Eberick. Na linha do AltoQi Eberick, há o AltoQi Formas, software para desenhos de plantas de forma e geração de cortes sobre a estrutura. Possui um ambiente de entrada gráfica igual ao do AltoQi Eberick, permitindo ler diretamente projetos já lançados. A partir destes, obtém-se plantas de forma otimizadas, cortes sobre um pavimento ou sobre todo o projeto e plantas de locação, estas últimas já com cotas e locação de eixos.

A filosofia de trabalho do AltoQi Eberick é a de manipular um projeto inteiro. Este projeto é composto pela estrutura da edificação e pelos diversos desenhos associados ao projeto. O lançamento da estrutura pode ser alterado a qualquer momento pelo usuário. É possível incluir ou excluir pavimentos, pilares, vigas, lajes ou fundações, modificar as seções, carregamentos e posições dos elementos estruturais. Basta processar a estrutura para a atualização dos resultados. Uma vez obtidos os esforços da estrutura, dispõem-se dos resultados para análise, sem haver preocupação de gerar arquivos de carregamento ou fazer algum procedimento semelhante, pois há integração total entre os elementos estruturais. O AltoQi Eberick possui seu próprio ambiente de CAD-2D integrado, voltado à entrada gráfica dos elementos estruturais e à edição dos detalhamentos por ele gerado. Pode-se importar a planta arquitetônica previamente gravada em formato DXF, para servir de apoio ao lançamento da estrutura ou criar um modelo estrutural de maneira independente de outros programas de CAD. A qualquer momento do lançamento estrutural o usuário tem a possibilidade de visualizar os elementos em três dimensões. O dimensionamento dos elementos estruturais é realizado através do Método dos Estados Limites Últimos, de acordo com as recomendações da NBR-6118/78.

O desenvolvimento do software Eberick, que permite a engenheiros civis e arquitetos fazer cálculo estrutural de edificações de maneira fácil e prática foi o case de sucesso da Alto QI no Prêmio de 1999. Com a ferramenta, o profissional pode ver como ficará a estrutura de edificação que está sendo planejada. Com 5,8 mil cópias instaladas, o programa já foi premiado diversas vezes e ganhou novas versões. Atrás do Eberick veio toda uma família de softwares, consagrando a empresa como líder em programas de computador para engenharia civil pesada. Clientes como Usiminas, Petrobras, Eletrosul e Celesc usam o sistema. Hoje o carro-chefe da empresa é a versão Personal do software. Com cálculo restrito para edifícios de até cinco pavimentos, esse programa é responsável por 45,2% das vendas da Alto QI. Em outubro de 2001, a AltoQi recebeu o Prêmio Master de Ciência e Tecnologia 2001, oferecido pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade - IQ, de Campinas-SP, pioneiro em pesquisas de reconhecimento empresarial.
Novidades tecnológicas do dia  31/03/2014
"Fica ligado, que é hora de ficar atualizado"
                                                      (Danilo Amoroso)

https://www.youtube.com/watch?v=T_VfUETtLes

                                                AutoCAD

O AutoCAD é um software do tipo CAD (desenho assistido por computador) produzido pela Autodesk. Criado em 1982, foi o primeiro do gênero a ser executado em computadores domésticos o que veio a ser um fator chave para a sua grande popularização. Utilizado para a elaboração de desenho técnico em duas dimensões e para a criação de modelos tridimensionais, o software vem disponibilizando também, em suas versões mais recentes, vários recursos para a visualização em diversos formatos.
Atualmente, desponta como um dos softwares mais utilizados por profissionais de diferentes áreas com dezenas de ramificações totalmente independentes. Enquanto líder no mercado mundial, especialistas profetizam a liderança absoluta no mercado brasileiro pelos próximos 10 anos.



                 Pedro Américo - 1º A
                     Engenharia Civil 

HidroCAD

Um software totalmente gratuito para projetos hidráulicos


O HidroCAD é um software para projetos hidráulicos, que funciona como um plug-in do AutoCAD. O programa possui uma interface intuitiva, fácil de aprender e usar com ferramentas versáteis que reduzem o tempo de projeto e evitam retrabalhos, pois a cada passo o usuário analisa as opções disponíveis, bem como a consistência do projeto.


O programa é rápido nos levantamentos, gera quantitativos instantâneos através da seleção dos elementos do projeto. Prático e robusto nos dimensionamentos e cálculos, oferece recursos para adequação do projeto, com base nos resultados dos dimensionais. Possui um conjunto de ferramentas complementares que facilitam o trabalho com o AutoCAD, uma vez que eliminam a necessidade de arremates. Ao invés do uso de comandos como TRIM, FILLET e INSERT, oferece recursos como unir peças, atualizar conexões, definir fluxo e gerar detalhes.

Os conteúdos e ferramentas são contextualizadas às necessidades do projeto. Possui interface de cálculo de água fria e quente e atualização automática.
Recursos do HidraCAD:
  • Possui tubulação automática;
  • Faz a identificação de pontos de água e esgoto nos blocos sanitários;
  • Faz a localização automática de peças, com base na bitola e material;
  • Possui recursos tridimensionais para a parte hidráulica;
  • Tem um assistente contextualizado, com a finalidade de apresentar recursos e soluções para cada etapa de projeto;
  • Faz o dimensionamento de trechos com alteração automática de bitolas, quantitativo e esquemas verticais automáticos e instantâneos;
  • Faz a exportação de levantamentos e a geração de memorial descritivo do projeto;
  • Possui facilidades como indicação automática de elementos.
Sua instalação é rápida e fácil, em seu conteúdo existe um manual explicativo para ajuda e solução de problemas.


Anaim Almeida - 1ºA - Engenharia Civil

Aula de AutoCad - Iniciante

Principais softwares utilizados na    

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que atua no desenvolvimento de projeto,  na construção e manutenção de máquinas e equipamentos

O engenheiro mecânico tem uma formação técnica ampla e com uma forte
base matemática. Ele  projeta e supervisiona a produção de máquinas,
equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento, de refrigeração e
ferramentas em todas as áreas da indústria – como montadoras de
automóveis, indústria de peças, plásticos, eletrônicos, alimentos,
petroquímica e de energia.Dentre suas atividades o Engenheiro Mecânico calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes
das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos
obtidos. 

Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e
define normas e procedimentos de segurança para a produção. Para
auxiliá-lo nessas atividades, muitas vezes esse profissional conta com
uma série de softwares que, além de facilitarem seu trabalho, contam com
tecnologia de precisão extremamente necessária na manufatura.Um dos softwares mais conhecidos e utilizados na Engenharia, não só Mecânica, é o AutoCAD.
Este software é muito utilizado para projetos em 2D, embora tenha
também uma plataforma para projetarmos em 3D. Com ele é possível
traçarmos projetos e detalhamento de peças mecânicas, documentação de
projeto e organizarmos quantitativos de materiais para enviarmos à
fábrica. 

 

O AutoCAD trabalha também como complemento ao Autodesk Inventor,
software muito mais completo para o desenvolvimento de projeto
mecânicos em 3D. Como ambos são da mesma empresa, o AutoCAD pode
auxiliar na documentação dos protótipos desenvolvidos no Inventor.

O Inventor, por sua vez, é um software CAD para projetos e simulações em
3D.  Ele auxilia desde a concepção da peça até sua Prototipagem Digital,
permitindo projetar, visualizar e simular um produto antes da sua
fabricação. Nele é possível fazer projetos de moldes, chapas metálicas,
ferramental, entre outras aplicações, simulando os esforços e permitindo
uma pré-visualização em 3D do projeto.


Imagem de projeto motor feita no Inventor



Imagem de projeto realizado no Inventor
O SolidWorks é outro software muito utilizado na Engenharia Mecânica. Suas
aplicações são muito parecidas com as do Inventor e é um dos programas
preferidos dos estudantes e profissionais que estão no setor de
automobilística, porque além da possibilidade de modelamento em
3D,existe a questão das simulações, como de esforços mecânicos,
simulação de fluidez e também as opções de montagens. O CADguru oferece
os cursos de Inventor e SolidWorks, ensinando desde o básico de
projetos, até suas aplicações na indústria.

Outros softwares muito utilizados em manufatura e nos processos de montagens são o Catia e o
Solid Edge, ambos amplamente utilizados na indústria automobilística,
aeronáutica, abordando também o ciclo de vida do produto.





Thainara Moreira 

Engenharia Mecânica 
1º período B