segunda-feira, 11 de março de 2013

Seu celular será sua identidade digital


grafico_celulares
  O celular deixará de ser o dispositivo mais próximo do ser humano para se tornar parte de sua identidade. Se você  confere o smartphone pela manhã antes mesmo de tirar os pés da cama, prepare-se. A intimidade entre você e o aparelho aumentará ainda mais nas próximas décadas.
  Algumas coisas que podem mudar, por exemplo, é o número que você disca para falar com outra pessoa, ele pode desaparecer. ”Atualmente, você está atrás de um número; quando alguém quer falar com você, precisa dele. No futuro, isso acaba e você passa a ser você”, diz Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicação da Samsung no país.
  Isso já acontece, mas ainda fazemos o uso da agenda eletrônica dos celulares. Segundo o executivo, porém, esse é apenas o primeiro estágio rumo a uma espécie de identidade digital que poderá ser acionada quando alguém quiser estabelecer contato.
  Para Julie Coppernoll, diretora de marketing do Mobile Communications Group da Intel, a identidade digital não só substituirá o número mas será pedaço de quem você é.
  Isso significa que não será apenas um aparelho a tocar quando alguém acionar sua identidade, você poderá ser encontrado em qualquer um de seus dispositivos conectados, seja ele uma TV, um tablet ou um computador de bordo de automóvel.
  “Os smartphones podem se tornar uma mera plataforma que liga o cérebro ao ambiente de seu usuário”, define Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina.
  Eu,particularmente, acho muito interesse toda essa evolução da tecnologia e a invenção de coisas até então impossíveis aos nossos olhos.No entanto, muitas dessas invenções, como esses celulares mencionados na reportagem, de uma certa forma, acabam tirando a privacidade das pessoas, que já está comprometida pelas redes sociais e outras ferramentas. E vocês, acham que isso é tecnologia para o bem ou invasão de privacidade? 
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/seu-celular-sera-sua-identidade-digital/

Um comentário: