terça-feira, 12 de março de 2013

Homem é operado para substituir 75% do seu crânio por réplica feita em impressora 3D

Falando sobre impressoras 3D, algo ainda novo, mas que promete ser uma ferramenta muito útil no futuro, já se vê seu uso nas áreas médicas, o que demonstra sua precisão, por oferecer segurança em uma situação delicada, e dá-lhe credibilidade.

Um homem nos EUA foi operado semana passada para substituir 75% do seu crânio por uma réplica feita em impressora 3D. É a primeira vez que algo assim é feito.
Primeiro, o crânio dele foi escaneado para criar uma réplica digital. Depois, foi impressa a versão em polieteretercetona (ou PEEK). O implante possui uma textura especial, além de furos, para estimular o crescimento das células e do osso.
A empresa Oxford Performance Materials, que está por trás disso tudo, diz levar duas semanas para produzir um implante como este, após receber o escaneamento 3D do osso afetado.
Em fevereiro, eles receberam autorização do governo americano para fornecer ossos feitos em impressora 3D. A empresa acredita que estes implantes poderiam ser usados para reparar outras áreas danificadas do corpo, como braços e pernas.
Será este o início de uma nova tendência – substituir ossos no corpo?
msn tecnologia - http://tecnologia.br.msn.com/noticias/homem-%C3%A9-operado-para-substituir-75percent-do-seu-cr%C3%A2nio-por-r%C3%A9plica-feita-em-impressora-3d-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário