segunda-feira, 4 de março de 2013

Pesquisadores do MIT desenvolvem impressora 4D


 Enquanto a impressora 3D vem conseguindo olhares impressionados de muita gente, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) já trabalham em um projeto ousado: a impressora 4D. Unindo a impressão 3D, muita programação e tecnologia, as impressões mudam de forma.
 A impressora cria uma espécie de corda com segmentos programados que podem se transformar em outras formas. Como isso acontece? Bem, você se lembra dos dinossauros de brinquedo que cresciam quando colocados na água? A corda criada por essa impressora, quando em contato com a água, altera sua forma para outras já programadas no material impresso.
 Apesar de ainda não ter grandes feitos, a impressora 4D pode ser um impulso inicial para pesquisa e utilização da automontagem. Skylar Tibbits, criador do projeto, afirma que a impressora pode abrir novas possibilidades e que futuramente, a tecnologia poderá ser usada em várias áreas e equipamentos.
 O surgimento dessa possível impressora 4D comprova a rapidez com que a tecnologia está tomando conta do mundo, pois enquanto a impressora 3D é uma novidade e está sendo analisada por muitas pessoas, já há pesquisadores trabalhando em uma superior. Essa notícia é do site www.engenhariae.com.br e no link abaixo vocês conferem um vídeo que demonstra o resultado de uma impressão feita pela impressora 4D :
http://vimeo.com/58840897

Nenhum comentário:

Postar um comentário