sábado, 23 de março de 2013

Empresa cria carros dobrável para evitar congestionamentos


Modelo não deverá ser destinado à compra, mas apenas a aluguel, para melhorar trânsito nas cidades.


Empresa cria carro dobrável para aluguel contra congestionamentos (Foto: BBC)
Um projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts , em conjunto com uma empresa espanhola, prevê que carros dobráveis ajudem a reduzir o tráfego pesado das cidades.

Além de ser elétrico, o carrinho ocupa o espaço equivalente a um terço de um carro convencional ao estacionar.

Segundo a notícia,o dono da empresa que fabrica o automóvel pede aos consumidores que não comprem o modelo, mas que apenas o aluguem.

Évina Machado- 1°A Eng. Civil


quarta-feira, 20 de março de 2013

Fita métrica virtual auxiliará nas compras de roupas online


Comprar roupas online sem ter dúvida se escolheu o tamanho correto.
Essa é uma proposta apresentado por pesquisadores britânicos.
Com a criação da fita métrica virtual, tornou-se possível capturar as medidas corporais com um software que utiliza a webcam ou o smartphone.



Fita métrica virtual toma medidas para compras de roupas online

O aplicativo é uma espécie de fita métrica virtual, que captura as medidas da cintura, quadris, peito e qualquer outro detalhe que seja importante para cada compra em particular. [Imagem: Jane Reck/EPSRC]
Medida certa
Pesquisadores britânicos criaram um sistema baseado na web capaz de capturar as medidas corporais de uma pessoa com alta precisão.
Segundo eles, o aplicativo poderá revolucionar o mercado online de roupas.
O comprador precisa baixar um software que utiliza a webcam do computador ou do smartphone.
O aplicativo é uma espécie de fita métrica virtual, que captura as medidas da cintura, quadris, peito e qualquer outro detalhe que seja importante para cada compra em particular.
O resultado é um cálculo que ajuda o usuário a escolher o tamanho das roupas nos sites que também utilizem a tecnologia, o que é necessário para que as medições e as numerações sejam compatíveis.
Quando o usuário se interessa por uma peça de roupa em particular, ele clica no software para ativá-lo, fica na frente da câmera e deixa o programa fazer o resto - indicar exatamente o tamanho daquela peça que lhe servirá.
Provador confidencial
"Os benefícios potenciais para a indústria da moda e para os consumidores são enormes," disse Philip Delamore, da Universidade College de Londres. "Hoje é comum que as pessoas comprem dois ou três tamanhos diferentes do mesmo item de vestuário ao mesmo tempo porque não têm certeza sobre qual tamanho vestirá melhor."
Na prática, o sistema tem um potencial real para evitar devoluções e trocas, assim como para incentivar a compra entre consumidores que preferem as lojas reais justamente pela possibilidade de experimentar as roupas.
"Não é realista esperar que os compradores online de roupas tenham o tempo ou a inclinação para tomar uma série de medições precisas do seu corpo a cada nova compra. O novo sistema torna tudo muito mais fácil," completou o professor Adrian Hilton, da Universidade de Surrey, que ajudou a desenvolver o sistema.
Segundo os pesquisadores, as fotos tiradas pelos usuários permanecem totalmente confidenciais e não são transmitidas pela internet: tudo o que trafega são as medidas corporais.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fita-metrica-virtual-toma-medidas-compras-roupas-online&id=010150121217

sábado, 16 de março de 2013


Laboratório Digital: qual é o melhor smartphone do momento?

Foram testados iPhone 5, Galaxy S3, Lumia 920, LG Optimus HD, Motorola Razr HD e o Xperia S.

terça-feira, 12 de março de 2013

Homem é operado para substituir 75% do seu crânio por réplica feita em impressora 3D

Falando sobre impressoras 3D, algo ainda novo, mas que promete ser uma ferramenta muito útil no futuro, já se vê seu uso nas áreas médicas, o que demonstra sua precisão, por oferecer segurança em uma situação delicada, e dá-lhe credibilidade.

Um homem nos EUA foi operado semana passada para substituir 75% do seu crânio por uma réplica feita em impressora 3D. É a primeira vez que algo assim é feito.
Primeiro, o crânio dele foi escaneado para criar uma réplica digital. Depois, foi impressa a versão em polieteretercetona (ou PEEK). O implante possui uma textura especial, além de furos, para estimular o crescimento das células e do osso.
A empresa Oxford Performance Materials, que está por trás disso tudo, diz levar duas semanas para produzir um implante como este, após receber o escaneamento 3D do osso afetado.
Em fevereiro, eles receberam autorização do governo americano para fornecer ossos feitos em impressora 3D. A empresa acredita que estes implantes poderiam ser usados para reparar outras áreas danificadas do corpo, como braços e pernas.
Será este o início de uma nova tendência – substituir ossos no corpo?
msn tecnologia - http://tecnologia.br.msn.com/noticias/homem-%C3%A9-operado-para-substituir-75percent-do-seu-cr%C3%A2nio-por-r%C3%A9plica-feita-em-impressora-3d-1

A braçadeira permite que você use a atividades nos músculos sem fio para controlar aparelhos

http://youtu.be/CprHRsa1OTo

Algoritmo analisou o botão "Curtir" e adivinhou dados pessoais

Versão gigante do ícone Curtir, popularizado pelo Facebook, é exibido na entrada da nova sede da rede social em Menlo Park, na Califórnia (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

   Segundo o site G1, cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, e da Microsoft Research, desenvolveram um algoritmo que usa as opções 'curtir' para criar perfis de personalidade, revelando potencialmente detalhes íntimos sobre sua vida. Esses dados estão publicamente disponíveis a menos que o usuário faça configurações de privacidade mais rígidas.
   De acordo com a notícia, a opção 'curtir' no Facebook pode revelar muito mais do que se pretende. Uma pesquisa publicada  mostra que analisar os padrões destas preferências pode dar estimativas surpreendentemente precisas sobre informações pessoais que o usuário não expõe como raça, idade, QI, sexualidade etc.
    Os modelos matemáticos, ou seja, os algoritmos demonstraram uma precisão de 88% ao diferenciar homens de mulheres e de 95% em distinguir afro-americanos de brancos.
Estes algoritmos também conseguiram obter informações como orientação sexual, se o usuário usa drogas ou se seus pais se separaram. 
  Para uma versão mais curta do estudo, os cientistas criaram um aplicativo de Facebook,  denominado You Are What You Like (Você é o que você curte), que faz uma avaliação da personalidade do usuário.
Para visualizar a matéria completa :http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/curtir-no-facebook-pode-revelar-raca-idade-e-sexualidade-diz-estudo.html

Évina Machado Eng. Civil A

segunda-feira, 11 de março de 2013

Seu celular será sua identidade digital


grafico_celulares
  O celular deixará de ser o dispositivo mais próximo do ser humano para se tornar parte de sua identidade. Se você  confere o smartphone pela manhã antes mesmo de tirar os pés da cama, prepare-se. A intimidade entre você e o aparelho aumentará ainda mais nas próximas décadas.
  Algumas coisas que podem mudar, por exemplo, é o número que você disca para falar com outra pessoa, ele pode desaparecer. ”Atualmente, você está atrás de um número; quando alguém quer falar com você, precisa dele. No futuro, isso acaba e você passa a ser você”, diz Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicação da Samsung no país.
  Isso já acontece, mas ainda fazemos o uso da agenda eletrônica dos celulares. Segundo o executivo, porém, esse é apenas o primeiro estágio rumo a uma espécie de identidade digital que poderá ser acionada quando alguém quiser estabelecer contato.
  Para Julie Coppernoll, diretora de marketing do Mobile Communications Group da Intel, a identidade digital não só substituirá o número mas será pedaço de quem você é.
  Isso significa que não será apenas um aparelho a tocar quando alguém acionar sua identidade, você poderá ser encontrado em qualquer um de seus dispositivos conectados, seja ele uma TV, um tablet ou um computador de bordo de automóvel.
  “Os smartphones podem se tornar uma mera plataforma que liga o cérebro ao ambiente de seu usuário”, define Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina.
  Eu,particularmente, acho muito interesse toda essa evolução da tecnologia e a invenção de coisas até então impossíveis aos nossos olhos.No entanto, muitas dessas invenções, como esses celulares mencionados na reportagem, de uma certa forma, acabam tirando a privacidade das pessoas, que já está comprometida pelas redes sociais e outras ferramentas. E vocês, acham que isso é tecnologia para o bem ou invasão de privacidade? 
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/seu-celular-sera-sua-identidade-digital/

domingo, 10 de março de 2013

Investigadores estabelecem recorde de transmissão de dados por fibra ótica


Investigadores estabelecem recorde de transmissão de dados por fibra ótica


Investigadores norte-americanos e espanhóis conseguiram estabelecer um novo recorde de transmissão de dados por fibra ótica, de 1.05 petabits por segundo, cerca de 35 milhões de vezes mais rápido que a velocidade média da internet em Portugal.

O recorde estabelecido, e dado a conhecer hoje pela equipa espanhola envolvida na investigação, representa a capacidade equivalente a enviar 10.000 horas de vídeo em alta definição num segundo.
"Equivale a mil milhões de megabits", explicou à Lusa, Jesús Liñares, um dos investigadores do Grupo de Ótica Integrada, Fibras Óticas y Metrología Ótica do Departamento de Física Aplicada de la Universidade de Santiago de Compostela (USC) que colaborou no projeto do NEC Laboratories America, da Corning e da Universidade de Princeton. Explicar a velocidade conseguida envolve números de uma dimensão difícil de imaginar para os utilizadores de hoje da internet. O valor de 1.05 petabits equivale a um trilião de bits ou 35,2 milhões de vezes mais do que os 4,8 Mb (33,6 milhões de bits) que foi a velocidade média das ligações à internet, em Portugal, no quarto trimestre de 2012, segundo o estudo "State of the Internet" da consultora Akamai. Mesmo os utilizadores do país com as ligações médias mais rápidas, a Coreia do Sul (14,7 MB/s, três vezes superior de Portugal) estão longe dos números testados com a nova fibra ótica que, explica Liñares, é como "construir várias autoestradas, umas sobre as outras". "A experiência demonstra o que se pode fazer com esta nova fibra neste momento. O problema é que os dados transmitidos chegam ao final e encontram um nó. É como numa autoestrada onde vão muitos carros a grande velocidade, mas depois fazem engarrafamento nas portagens", refere o investigador. "Aqui demonstramos que se podem fazer autoestradas muito grandes - neste caso o equivalente desta fibra ótica seria construir várias, umas sobre as outras - mas que ainda temos que esperar que a tecnologia final esteja preparada para receber esta velocidade de dados", explicou. A fibra aplicada nesta experiência - onde é possível introduzir bastantes mais canais que na fibra ótica usada atualmente - permite canalizar mais informação e de maior qualidade e pode até, ser comercialmente vantajosa, no futuro. Um exemplo são as ligações transoceânicas que podem beneficiar com esta tecnologia. "Se usarmos estas fibras - com 15 ou 20 vezes mais capacidade -, o tamanho total físico do cabo transoceânico, o seu peso, reduz-se significativamente e isso teria vantagens na instalação", explicou. Quanto ao utilizador final, explica, o impacto poderá sentir-se apenas dentro de 15 ou 20 anos, quando os routers, modems e outros dispositivos de ligação à rede sejam melhorados e desenvolvidos para absorver as novas velocidades. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=626153&tm=7&layout=121&visual=49

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Grupo 4 Eng. Mecânica 1B)

Redes Socias - Eng. Civil 1B

Redes Sociais - Eng. Mecânica 1º B

Redes Sociais Engenharia Civil 1° Período

Controle e segurança na internet

Redes Sociais - Eng. Mecânica A

Controle e Segurança na Internet. Eng. Mecânica 1°A


Direitos Autorais na Web (1B Eng. Mecânica)

Impressoras 3D - Engenharia Civil 1B

Engenharia Mecânica A - TDIC's

Trabalho Web 2.0 - Engenharia Mecânica 1° A

TV Digital 1ºB Engenharia Mecânica

http://prezi.com/wjmlzhjrhyys/untitled-prezi/?kw=view-wjmlzhjrhyys&rc=ref-33649773

Software Livre e REA

Direitos autorais na Web / Mecânica 1° turma B

Controle e Segurança na Internet

IMPRESSORA 3D - Eng. Civil 1A

Engenharia 1B Impressora 3D

Trabalho Web 2.0 1º A

Cloud Computing - Eng. Civil - 1º Periodo B

ENGENHARIA MECÂNICA -1°B -Cloud Computing

TV DIGITAL ,1ºA ENG.MECÃNICA

Direitos Autorais na Web 1° Periodo Eng. Mecânica

Engenharia Civil -A

Software Livre e Rea - Eng. Civil 1B

Direitos Autorais na Web - Eng. Civil 1B

SOFTWARE LIVRE E RHEA

Tv Digital - Eng. Civil 1ºB

Inclusão Digital - 1ºB Engenharia Mecânica

Controle e Segurança na Internet

sábado, 9 de março de 2013

Software Livre - 1°B Engenharia Mecânica

Inclusão Digital Engenharia Civil 1º B

Cloud Computing - 1º Período Eng.Mecânica

Inclusão Digital - Engenharia Civil 1ºA

Direitos Autorais na Web


Impressora 3D

WEB 2.0 - 1º B Mecânica

Inclusão Digital- 1° Periodo (A) / ENGENHARIA MECANICA

Trabalho Prezi Softwares Livres e RHEA

Solução prática promete melhor visualização de armações


Solução prática promete melhor visualização de armações

A novidade chamada de 3DVirtualTry-on com data prévia de lançamento em abril, realizará o desejo de dois públicos alvos: aqueles com problemas visuais que não conseguem ver como ficará a armação no rosto e aqueles que fazem compras de óculos pela internet, inclusive no site da empresa criadora do aplicativo.Funcionará com um modelo 3D da face criado a partir de fotos do rosto da pessoa que logo em seguida receberá as armações selecionadas pelo consumidor e que poderão ser visualizadas de qualquer ângulo do rosto.
Aqueles com problemas visuais no momento da escolha não conseguem observar todos os critérios do óculos no rosto devido ao problema, tornando acessível somente se estiverem com lentes de contato; já os internautas não podem “pegar e visualizar” o mesmo; desta maneira a inovação com toda certeza será um sucesso e como a desenvolvedora do aplicativo é fabricante de armações, suas vendas tenderão a subir tornando o aplicativo “uma via de mão dupla”.
A ideia é boa, só não se sabe se irá ser paga, para quem se interessar acesse http://www.glasses.com/ e acompanhe até a chegada desta novidade, cadastre em http://www.glasses.com/virtual-try-on/ e ganhe $20 de desconto em sua encomenda.


Cloud Computing - 1º Período A de Engenharia Civil




O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada e saída.

Web 2.0 | 1º B Civil

sexta-feira, 8 de março de 2013

TDICS - Tecnologia Digital de Informação e Comunicação

            Tecnologia Digital de Informação e Comunicação , suas aplicações e como são importante para rápida e moderna evolução educacional . Engenharia Civil A.



            A TV Digital é a nova forma de transmissão do sinal de televisão, que proporciona ao telespectador a melhor qualidade de imagem e som. A programação é transmitida com nitidez e em formato de cinema. Essa tecnologia ainda permite ver televisão em deslocamento, possibilita interagir com a programação, além de uma série de benefícios para você.
Nós, alunos de Engenharia Civil; turma A ,  apresentaremos a seguir, uma maior explicação para todos...
Esperamos que gostem!
Samanta Borges, Tainá Ferreira, Taynara Oliveira, Thaís Teixeira, Thulio Antonio e Tulio Teles. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Empresa japonesa anuncia o menor telemóvel do mundo


O lançamento do Phone Strap 2 WX06A vem despertando os olhares de todos... Suas medidas são, realmente, de impressionar.. Ele possui apenas 7 cm de comprimento, pesa 32 gramas e um ecrã (painel) com 2,54 centímetros. Sua bateria resiste durante duas horas de chamada telefónica ou 12 dias em stand by (termo usado para designar o consumo de enegia elétrica).
A Willcom, empresa que anunciou o produto, garante que ele seja o “mais pequeno e leve telemóvel do mundo”. Um dos objetivos da empresa é fazer com que o seu novo telemóvel se torne no complemento ideal para os tablets, fornecendo apenas uma ferramenta básica e pequena para quem precisa de um aparelho que faça chamadas, envie mensagens e possibilite o envio de um ou outro e-mail.
Ele é um aparelho bem simples, mas cheio de apostas...
Por agora, o Phone Strap será lançado apenas no Japão, ainda este ano, e não há previsão de venda em outras partes do mundo.
Via: tecnologia.com


 Antena de grafeno poderá transferir arquivos a  um terabit por segundo

Imagem por CORE-materials sob licença Creative Commons
   Downloads de arquivos grandes em redes sem fio demoram muito. Entretanto, pesquisadores dos EUA têm planos de criar uma antena extremamente fina, feita de grafeno, que permite transferir 128 GB ( 1 Terabit) em apenas um segundo.
   O grafeno é tido por muitos como o material do futuro. Formado apenas por uma camada de carbono , ele é a substância mais fina descoberta. Além disso ele é um ótimo condutor de eletricidade.
   Segundo os pesquisadores, em uma distância menor que um metro seria possível atingir a marca de 100 terabits por segundo. Isso são cerca de dez filmes em alta definição num piscar de olhos! Portanto, de acordo com a matéria, os pesquisadores e os internautas estão animados com a descoberta, afinal com esta tecnologia os downloads serão extremamente rápidos em uma rede sem fio. Leia a matéria completa em: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/antena-de-grafeno-poder%C3%A1-transferir-arquivos-a-um-terabit-por-segundo-1.  Évina Machado- 1° A Eng. Civil


quarta-feira, 6 de março de 2013

INTERNET EXPLORER AMPLIA LIDERANÇA NA GUERRA DOS NAVEGADORES

Navegador da Microsoft tem mais de 50% do mercado, enquanto o Chrome sofreu declínio O Internet Explorer parece finalmente estar revertendo a situação e readquirindo a credibilidade dos usuários.Um relatório recente da Net Applications mostra que o navegador da Microsoft cresceu em popularidade, enquanto o Chrome aparece como o maior derrotado até o momento, perdendo bastante espaço. O Explorer ganhou 0,68% dos usuários entre janeiro e fevereiro. Ele ainda domina com folga este mercado, com 55,82% do total, mas vinha em queda nos últimos anos, com o crescimento do Firefox e do Google Chrome. O navegador da Mozilla também teve crescimento no período, embora tenha sido um pouco menor. O Firefox segue isolado na segunda colocação após ganhar 0,18% do market share, saltando para 20,12% dos usuários. Já o Chrome perdeu 1,21% da participação e se afastou do segundo lugar, com 16,27% dos usuários. Como aponta o The Next Web, foi a primeira vez em muito tempo que o Internet Explorer conseguiu superar a marca dos 55%. Este crescimento se deve, principalmente ao IE9 e IE10, que aumentaram sua participação, enquanto a oitava versão do navegador diminuiu sua relevância. Entretanto, o IE8 ainda é o mais popular do mundo, com 23,38% dos usuários. O estudo da Net Applications se baseia nos dados de 160 milhões de visitantes únicos em 40 mil sites para seus clientes. O resultado, no entanto, contraria diretamente o estudo da StatCounter, que avalia 15 bilhões de pageviews mundialmente. Como resultado, o StatCounter mostra o Google Chrome como principal navegador do mercado, com 37,09% dos usuários, enquanto o IE aparece em segundo, com 29,82%. O Firefox ficaria em terceiro, com 21,34% de participação. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/internet-explorer-amplia-lideranca-na-guerra-dos-navegadores LORENA MALTA - CIVIL A

Redes Sociais



Cada dia mais as redes sociais estão dominando as pessoas e os mercados.
Hoje quando digitei a palavra twitter na página de notícias do google, e ela me trouxe as notícias relacionadas a essa palavra, fiquei ainda mais certa de que atualmente não é 100% necessário assistir reportagens ou ler notícias para se saber sobre o que está acontecendo no mundo, basta ficar atento a simples tweets.
Meios de comunicação, como o twitter, não são mais usados só para que pessoas se relacionem, mas também como meio de transportar informações, de realizar manifestações. Por exemplo, dia 28 de fevereiro, o papa Bento XVI realizou seu último tweet em agradecimento aos seus seguidores; nesses últimos dois dias, internautas manifestaram seus sentimentos de tristeza pela morte de Hugo Chaves, e Chorão; artistas usam tweets para se explicarem sobre algum assunto, realizar confissões; jogos de futebol são comentados em tweets...
As noticias desses tweets aliadas à pesquisa realizada em Nova Iorque, que mostrou que de 2010 a 2013 foram realizados cerca de 8,5 milhões de tweets, 95% em inglês, seguido por espanhol e depois por português, me levou a acreditar que cada dia mais todas as pessoas (crianças, jovens ou adultos) dependerão das redes sociais, não só do twitter, que foi o foco deste post, mas de todas as outras que já existem e que ainda serão criadas.
E não dependerão apenas para se manterem informados, mas como meio de educação e trabalho.