domingo, 17 de fevereiro de 2013
Metal Líquido que se regenera - como no Exterminador do Futuro
Encontrei uma notícia muito interessante em um site que acompanho há um tempo em que fala de um metal líquido, que está sendo desenvolvido por americanos da Universidade da Carolina do Norte, que tem a capacidade de se regenerar.
Segundo o texto, o metal ao ser cortado começa a se oxidar e, se colocar os extremos em contato, as partes se unem novamente - fazendo uma analogia a um robô do filme "Exterminador do futuro". A ideia dos pesquisadores é usar desse metal para fazer celulares e computadores para, no caso de peças se quebrarem - em vez de comprar uma peça nova - apenas a ação de juntar as partes seja suficiente para ter a peça inteira novamente.
link da notícia:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/em-breve-pode-estar-em-seu-celular-um-metal-liquido-que-se-regenera/
Fernanda Resende Fernandes - 1º período A de Engenharia Civil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seria muito válido se a ideia desses pesquisadores passassem de ideias para procedimentos reais pois, ao inves de trocarmos uma peça de computadores e celulares toda vez que esses quebrassem, tivessemos peças que se regenerassem, um problema como o descarte de lixos eletrônicos,que em sua maioria são tóxicos, já estariam parcialmente resolvidos.
ResponderExcluirÉ certamente uma ótima ideia mas, se você parar pra pensar, , estaria assim reduzindo a produção de novas peças de reposição, que poderia causar entre outros fatores, a falência de algumas empresas especializadas.
ResponderExcluirSeria uma otima ideia se tivesse como tipo atualizar as peças, por exemplo, tranformar um i3 em um i7, seria demais, e poria sair mais barato! Andei pesquisando e olha oque achei... e um grande avanço na robotica e pode saber vidas usando peças mecanicas no lugar de orgaos, olha ae http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/02/homem-bionico-e-capaz-de-ver-e-tem-orgaos-artificiais-em-funcionamento.html
ResponderExcluirÈ uma otima ideia,que tambem fara reduzir o lixo, de algumas peças que não podem ser reutilizadas,sendo assim pode levar varias empresas de computadores e software a falencia.
ResponderExcluirA ideia da pesquisa e muito interessante mesmo. Porém, como tudo que se coloca em discussão, há os prol e contras.Para a ciência e tecnologia seria uma descoberta fantástica. Porém,imagine o valor agregado do produto, uma vez que, não descartaríamos mais os produtos com tantas facilidades. Somos uma sociedade consumista, queremos por exemplo, um celular novo quando nos cansamos do velho ou quando sabemos de um novo lançamento!
ResponderExcluir