segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concreto Translúcido, muito mais que beleza



            Foi criado em na Hungria, e agora começa a ser testado e produzido no Brasil. Uma tecnologia que promete mudar um pouco a cara da construção civil, trazendo além de beleza aos ambientes talvez mais segurança em algumas áreas de aplicação.  O Transcon – O Concreto Translúcido - apresenta a resistência e a solidez do concreto convencional e ainda permite a passagem de luz.
 Bloco de concreto Translúcido
            Sua transparência lhe da o status de ecologicamente correto, pois com ele podemos economizar energia utilizando da luz solar para ambientes externos, permitindo uma diminuição nas emissões de gases de efeito estufa. Uma parede feita com este material é bastante resistente e tão sólida quanto o concreto convencional. Em Estolcomo, na Suécia, o material vem sendo usado em quebra-molas. Dentro de cada um deles foram colocadas leds (lâmpadas com baixo consumo de energia), que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.
            Por ser composto de fibras ópticas e concreto, o material é cerca de 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional e suporta cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, segundo sua principal fabricante, a LiTraCon. O concreto translúcido também seria mais maleável e impermeável do que o tradicional. Essas características, aliadas à sua resistência, dificultam as chances de rachaduras e infiltrações.
 Parede feita com a nova tecnologia
            Na Europa, o preço inicial do material criado pelo húngaro Áron Losonczi é bastante elevado – em torno de mil euros (aproximadamente R$ 2,4 mil) por metro quadrado. Comparado com o preço do concreto convencional, que é vendido no Brasil, o translúcido importado chega a ser 900% mais caro.
            A utilização de tal material seria um importante avanço para a engenharia civil. Cada vez mais cresce seu uso em obras comerciais no Japão e na Europa, pois suas características ajudam a projetar diferentes detalhes em fachadas, destacar logotipos de empresas, dispensando lâmpadas, ao longo do avanço das pesquisas, ele poderá chegar as residências, e assim também fazer com que seu preço baixe.

Para ver um pouco mais, clique aqui.

Mateus José Melo Costa
Engenharia Civil - 1º B
CIU: 68527

Nenhum comentário:

Postar um comentário