Você sabia
que programar não é somente “coisa de gente grande” ? Pois não é mesmo .
Uma campanha lançada pela code.org para estimular o ensino de programação nas escolas despertou o interesse de alguns nomes gigantes da tecnologia como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e do Facebook, Mark Zuckerberg, e eles apoiaram o projeto .
Acredita-se
que nesta década serão criados mais de 1,4 milhões de empregos em programação,
mas até 2020 os Estados Unidos formarão apenas 400 mil estudantes na área.
Se as
escolas não ensinam, alguns aplicativos e ferramentas disponíveis na internet
tentam preencher essa lacuna.
Segue
abaixo , alguns desses serviços,
voltados para crianças de 5 a 15 anos, que queiram aprender a programar, seja
Ruby, seja Java.
Daisy the Dinosaur (de 5 a 8 anos)
O aplicativo para iPad pretende ensinar os conceitos básicos da lógica de
programação para as crianças. O funcionamento é simples: blocos com comandos
como "rolar", "saltar" e "crescer" são arrastados
para uma área de programação. Ao apertar play, os jogadores veem uma relação
direta entre os comandos e as ações que o dinossauro executa.
Alice
(acima de 8 anos)
O Alice foi criado por pesquisadores da Universidade de Virgínia como uma introdução à programação orientada a objetos. Na ferramenta, os jovens aprendem conceitos fundamentais de programação no contexto de criação de filmes animados e videogames simples. Os objetos 3D povoam um mundo virtual em que os alunos arrastam e soltam peças para criar o programa. Assim, eles conseguem ver a relação que existem entre as instruções de programação com o comportamento dos objetos na animação.
O Alice foi criado por pesquisadores da Universidade de Virgínia como uma introdução à programação orientada a objetos. Na ferramenta, os jovens aprendem conceitos fundamentais de programação no contexto de criação de filmes animados e videogames simples. Os objetos 3D povoam um mundo virtual em que os alunos arrastam e soltam peças para criar o programa. Assim, eles conseguem ver a relação que existem entre as instruções de programação com o comportamento dos objetos na animação.
Hackety-Hack
(acima de 13 anos)
O programa dá uma introdução para adolescentes na linguagem Ruby. O programa tem uma interface dividida em duas telas: um editor para a introdução de comandos e testar programas e uma lição que esclarece o código.
O programa dá uma introdução para adolescentes na linguagem Ruby. O programa tem uma interface dividida em duas telas: um editor para a introdução de comandos e testar programas e uma lição que esclarece o código.
Eu acho muito importante o estímulo a programação desde a infancia , pois
desenvolvendo o raciocinio logico nessa
idade, facilitará na adolescência e na juventude , tornando-se mais inteligente e mais avançado que os
demais .
Leia mais : http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/aplicativos-ensinam-programacao-a-criancas-conheca,db17bf4f0b32e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
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