segunda-feira, 29 de abril de 2013

Videogame ensina Java em primeira pessoa

Java para crianças
Aprender a linguagem de programação Java não parece ser brincadeira de criança.
Mas pode tornar-se, com a ajuda de um videogame em primeira pessoa - e gratuito.
O CodeSpells foi criado por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego, e passou no primeiro teste, com um grupo de 40 meninas com idades entre 10 e 12 anos.
Ensinar informática abaixo do nível universitário é difícil principalmente porque é difícil encontrar professores qualificados para lidar com estudantes em nível básico.
Por isso, o professor William Griswold e seus alunos se propuseram a encontrar uma maneira de atingir esses alunos fora da sala de aula.
Eles projetaram um jogo em primeira pessoa para manter as crianças envolvidas enquanto lidam com as dificuldades de programação, que poderiam ser frustrantes e desanimadoras em um aprendizado normal.

Como ensinar Java para crianças
A linha de história do CodeSpells é simples: o jogador é um mago chegando a uma terra habitada por gnomos. Os gnomos também tinham sua mágica, mas a perderam em algum ponto. O mago deve então ajudar os gnomos a reencontrar sua mágica.
Ainda sem saber, o jogador escreve seus feitiços em Java - são sete magias disponíveis, incluindo levitar objetos dentro do jogo, voar e fazer fogo.
Os jogadores também podem ganhar distintivos realizando missões simples, que os ajudam a dominar as magias do jogo.
Uma missão envolve atravessar um rio. Outra implica em resgatar um gnomo do telhado de sua casa, onde ele ficou preso. Uma terceira consiste em acender uma grande fogueira.
Quando os jogadores completam o primeiro nível do jogo, eles já aprenderam os principais componentes da linguagem de programação Java, como os parâmetros, declarações for e if, loops e loops while, entre outras habilidades.
"Esperamos que eles fiquem tão viciados em aprender programação quanto ficam com os jogos de videogame," disse Stephen Foster, que programou o jogo com sua colega Sarah Esper.
O jogo para ensinar Java - totalmente em inglês - está disponibilizado gratuitamente no endereço https://sites.google.com/a/eng.ucsd.edu/codespells/.

 

sábado, 27 de abril de 2013

UltraTech Ultra-Ever Dry

Pessoal inventaram um tecido que nao molha nunca!!!
O produto realmente veda e/ou bloquea luva, bota, tijolo etc contra a açao de agua e oleo, mas na verdade ele consiste na evaporação de produtos altamente toxicos, sendo inclusive contra-indicado para mulheres já que contem o risco de "toxicidade reprodutiva"
Neste link: Tecnologia do "sempre seco", voces podem ver o video e a materia completa sobre o produto.

quarta-feira, 24 de abril de 2013



          MWC: televisão do futuro fará a programação

                ao gosto do usuário






A nuvem computacional pode revolucionar o jeito de ser ver televisão. A opinião é do diretor de mídia para América Latina da Ericsson, Christian Frenza, que afirmou ainda que o futuro da TV é a TV como o usuário quiser. "É um conceito de televisão sem horário, que lançamos há três semanas no México. Você chega em casa e o programa já começou? Não tem problema. Você começa a vê-lo do princípio até a hora em que você quiser voltar à programação normal", explica

terça-feira, 23 de abril de 2013

Filmes que todo engenheiro deveria assistir


O portal EXAME.com  consultou seis engenheiros de diferentes áreas: civil, produção, mecânica, de tráfego e de computação para saber quais filmes trazem lições ou conceitos interessantes para quem já atua na área de engenharia ou para quem ainda pretende exercer a  profissão. Para nós, estudantes de engenharia e futuros profissionais atuantes na área, informações, vídeos e todo conteúdo que possa nos acrescentar na profissão, são de extrema importância. Alguns que até já assistimos, podemos ver novamente com outros olhos após iniciar o estudo da engenharia.  O resultado é a lista de 19 filmes listados abaixo: 
Tempos Modernos-  A Ponte do Rio Kwai-  2001- Uma Odisseia no Espaço-  Jovem Einstein-  Armageddon-  Piratas do Vale do Silício-  U-571 Batalha no Atlântico-  Hackers 2- Caçada Virtual-  Uma Mente Brilhante-  Exterminador do futuro-  Apollo 13-  Revolution OS
- Minority Report- Prenda-me se for capaz- Adeus, Lênin!- Código Da Vinci- Não por Acaso- A Rede Social- Apollo 18- Tesla – O Mestre do Raio

Quem se interessar por algum dos filmes e desejar maiores informações sobre eles, e um pequeno trailer dos mesmos, basta acessar o link abaixo:



Estudo diz que em 2022 terá pelo menos 50 aparelhos conectados na internet





Segundo um estudo de estimativa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) uma casa com dois filhos adolecentes terá cerca de 50 aparelhos domésticos ligados na internet.

Atualmente já se encontram nas casa aproximadamente dez aparelhos que conectam na internet, dessa forma é possível saber se a lavadeira , o forno parou, se tiver no super mercado e esqueceu a lista de compra, é possivel ver o que na geladeira e o que precisa ser comprado. Esse fato foi apelidado de " a internet das coisas".

"De um lado, você tem todos esses dispositivos fornecendo informações; por outro, você tem pessoas que podem acessá-las via tablets e smartphones", explica Stephen Prentice, vice-presidente da consultoria Gartner, ou seja, deve-se ter  cuidado senão qualquer um por aí, vai ter acesso a todas as informaçoes da sua casa, inclusive se você está dentro ou não de casa.

Madson Jr - 1°B Eng. Mecânica

domingo, 21 de abril de 2013

Aplicativos que ensinam as crianças a programar !





Você sabia que programar não é somente “coisa de gente grande” ? Pois não é mesmo .

Uma campanha lançada pela code.org para estimular o ensino de programação nas escolas despertou o interesse de alguns nomes gigantes da tecnologia como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e do Facebook, Mark Zuckerberg,  e eles apoiaram o projeto .

Acredita-se que nesta década serão criados mais de 1,4 milhões de empregos em programação, mas até 2020 os Estados Unidos formarão apenas 400 mil estudantes na área.

Se as escolas não ensinam, alguns aplicativos e ferramentas disponíveis na internet tentam preencher essa lacuna.
Segue abaixo ,  alguns desses serviços, voltados para crianças de 5 a 15 anos, que queiram aprender a programar, seja Ruby, seja Java. 




Daisy the Dinosaur (de 5 a 8 anos)
O aplicativo para iPad pretende ensinar os conceitos básicos da lógica de programação para as crianças. O funcionamento é simples: blocos com comandos como "rolar", "saltar" e "crescer" são arrastados para uma área de programação. Ao apertar play, os jogadores veem uma relação direta entre os comandos e as ações que o dinossauro executa.


Alice (acima de 8 anos)
O Alice foi criado por pesquisadores da Universidade de Virgínia como uma introdução à programação orientada a objetos. Na ferramenta, os jovens aprendem conceitos fundamentais de programação no contexto de criação de filmes animados e videogames simples. Os objetos 3D povoam um mundo virtual em que os alunos arrastam e soltam peças para criar o programa. Assim, eles conseguem ver a relação que existem entre as instruções de programação com o comportamento dos objetos na animação.


Hackety-Hack (acima de 13 anos)
O programa dá uma introdução para adolescentes na linguagem Ruby. O programa tem uma interface dividida em duas telas: um editor para a introdução de comandos e testar programas e uma lição que esclarece o código.



Eu acho muito importante o estímulo a programação desde a infancia , pois desenvolvendo o raciocinio logico  nessa idade, facilitará na adolescência e na juventude , tornando-se  mais inteligente e mais avançado que os demais . 

Leia mais : http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/aplicativos-ensinam-programacao-a-criancas-conheca,db17bf4f0b32e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html